A Secretaria de Estado da Saúde (SES) entregou, nesta segunda-feira (17), uma cadeira de rodas adaptada para a prática da bocha ao atleta paralímpico Sérgio Cauã, de 17 anos, que tem paralisia cerebral. A entrega ocorreu no Centro de Reabilitação José Leonel Aquino (CER IV), referência no atendimento a pessoas com deficiência em Sergipe.
O secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, destacou o impacto da iniciativa:
“O nosso atleta Cauã vai participar do campeonato de bocha adaptado, e o Governo do Estado se faz presente com a entrega da cadeira de rodas adaptada. Nosso objetivo é possibilitar que ele desenvolva, cada vez melhor, a prática do esporte. Estamos felizes em contribuir para que ele tenha um grande desempenho e alcance excelentes resultados durante a competição.”
Animado, Cauã celebrou o apoio ao esporte, fundamental para seu fortalecimento físico, inclusão social e desenvolvimento motor. Ele participará novamente dos jogos paralímpicos, desta vez no Rio de Janeiro.
A treinadora Nivalda Simões ressaltou que a chegada do equipamento marca um avanço para a bocha em Sergipe, já que o atleta treinava em cadeiras não adaptadas, o que dificultava seu desempenho.
A bocha é um esporte democrático, que estimula a coordenação motora, auxilia na prevenção de rigidez muscular e melhora a autonomia e a qualidade de vida de pessoas com disfunções motoras.

