Um homem identificado como Valdionor dos Santos Souza, conhecido como Nono Chaveiro, faleceu nesta quarta-feira (23) após ingerir, acidentalmente, uma substância tóxica proibida durante um encontro ocorrido no último domingo (19), em uma residência no povoado Céu, em Boquim. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil e pela Vigilância Sanitária do município.
Segundo informações, Valdionor visitou a residência de um amigo, onde o anfitrião ofereceu uma dose de cachaça. No entanto, o genro do proprietário acabou pegando, por engano, um recipiente contendo Roundup, um produto agrotóxico de uso restrito e altamente tóxico, em vez da bebida alcoólica.
Sem perceber o engano, Valdionor ingeriu o líquido acreditando se tratar de cachaça. Ao notar o gosto estranho, cuspiu o conteúdo e apresentou sintomas graves imediatamente. Ele foi socorrido e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Boquim, onde recebeu atendimento inicial.
Os profissionais de saúde inicialmente suspeitaram de intoxicação por metanol, uma vez que não foram informados sobre a ingestão do Roundup, o que pode ter atrasado a identificação correta da substância responsável pelo quadro clínico.
A Vigilância Sanitária Municipal, acompanhada por equipes da Polícia Militar, realizou vistoria na residência. O proprietário confirmou que se tratou de um engano e que a substância ingerida era, de fato, o agrotóxico. O material foi apreendido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, que segue com as investigações.
 

 
