O Itabaiana derrotou o ABC por 1 a 0, na tarde deste sábado (30), no estádio Frasqueirão, em Natal, pela 19ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro 2025. O único gol foi marcado por Dione, em cobrança de falta, aos 50 minutos do primeiro tempo. A vitória do Tricolor da Serra, junto com uma combinação de resultados, concretizou a saída do Tremendão do Z-4 e garantiu a permanência na Terceira Divisão Nacional. A partida também sacramentou o rebaixamento do Alvinegro para a Série D de 2026.
Primeiro tempo
O primeiro tempo foi bastante intenso. Aos 10 minutos, o goleiro Pedro Paulo, do ABC, foi expulso após cometer falta fora da área. Na cobrança de falta, Tarcísio fez o goleiro reserva, Felipe Garcia, realizar uma grande defesa. Aos 23, Karl chutou cruzado e Matheus Rocha salvou em cima da linha. Nos minutos finais, o Alvinegro obteve sua melhor chance, com a bola acertando a rede do lado de fora no chute de Léo Souza, em bola parada. No último lance da etapa, aos 50 minutos, Dione chutou direto para o gol na cobrança de falta e abriu o placar para o Tremendão.
Segundo tempo
Foi Após o intervalo, o ABC, mesmo com um a menos, aproveitou os espaços deixados pelo adversário no meio-campo, criando boas chances de finalização. Aos 11 minutos, Alisson Taddei arriscou de fora da área e acertou a trave. Aos 29, Rafael Oller finalizou após inversão de jogada, mas Léo Souza defendeu. Ao longo do segundo tempo, o Alvinegro perdeu força ofensiva, e o Itabaiana passou a controlar a posse de bola, garantindo a permanência do Tremendão na Série C.
Fim da competição
O Itabaiana encerra a Série C na 16ª posição, com 22 pontos, e volta a entrar em campo apenas no próximo ano, no Campeonato Sergipano. Já o ABC, rebaixado após duas temporadas na Terceira Divisão Nacional, disputará a Série D em 2026, voltando à quarta divisão depois de cinco anos.
