Organização Mundial da Saúde declara o fim da pandemia de Covid-19, a mais devastadora deste século


A Organização Mundial de Saúde (OMS). declarou nesta sexta-feira (5) o fim da emergência mundial causada pela pandemia de covid-19. O diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, fez o anúncio em entrevista coletiva.

 É com grande esperança que eu declaro o fim da emergência global de saúde de covid-19 — declarou Tedros.

Na sequência, o líder do comitê de emergência, Didier Houssin, em sua fala, tratou a covid-19 como uma endemia. 

Na quinta-feira (4) o comitê de emergência se encontrou pela 15ª vez para tratar do assunto e decidiu pela declaração do fim da Emergência Global em Saúde. O diretor salientou, porém, que isso não significa que a covid-19 acabou. 

O Início da Emergência Global em Saúde foi declarado em 11 de Março de 2020. A partir disso, o mundo enfrentou distintas fases da doença, com muitas incertezas, recordes de mortes, desenvolvimento de vacinas. 

Apesar do anúncio da manhã desta sexta-feira, a OMS defende que cuidados devem permanecer. Segundo o diretor-geral , o pior que qualquer país poderia fazer neste momento é usar essa notícia para baixar a guarda, desmontar os sistemas que montaram ou mandar mensagem para o seu povo de que covid não mais merece preocupação.

Eu enfatizo que isso não é uma decisão de agora — declarou ele, citando que a decisão tem sido considerada, analisada e debatida já há algum tempo. - Se precisar, eu não vou hesitar de declarar outra emergência.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Sergipe
Portal Sergipe
Portal Sergipe