Polícia Federal investiga fraudes no Fies com prejuízo de cerca de 20 milhões


Nesta quarta-feira (12), a Polícia Federal deflagrou a Operação ‘Falsa Tutela’, com o objetivo de investigar fraudes praticadas em desfavor do Governo Federal, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil do Ensino Superior (Fies).

Segundo informações da PF, foram mobilizados 77 policiais federais para dar cumprimento a mandados de busca e apreensão em Sergipe, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Também foi expedida uma ordem de bloqueio de bens de R$ 21.282.729,85, devido aos prejuízos já conhecidos.

Foi identificada a participação de servidores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Também estão sendo apurados os indícios de atuação de membros de escritórios de advocacia especializados em Direito Educacional. “Os advogados, representantes de mantenedoras beneficiadas pelas fraudes, atuavam junto aos servidores do FNDE com fins a possibilitar a reativação/liberação indevida de processos de recompra de CFT-E”, informou a polícia.

O órgão ainda ressaltou que, até o momento, cerca de 20 faculdades localizadas em diferentes estados do Brasil, estão envolvidas.

O processo de contratação do Fundo de Financiamento é operacionalizado e acompanhado pelo SisFIES. Mas, as investigações mostram fraudes de recompras indevidas de títulos públicos para as Instituições de Ensino Superior.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Sergipe
Portal Sergipe
Portal Sergipe