A Polícia Militar (PM) de Sergipe deflagrou a Operação Natal Sem Grau, para combater a pertubação do sossego, infrações de trânsito e irregularidades envolvendo motocicletas a meia-noite da última quinta-feira (25), em Aracaju e São Cristóvão. Foram apreendidos 45 veículos.
Segundo o Regimento de Cavalaria Mecanizada de Motopatrulhamento (GETAM), o foco principal coibir práticas conhecidas como “grau”, caracterizadas por manobras perigosas, circulação irregular e aglomerações que geram risco à população e transtornos à ordem pública.
Durante as abordagens, os policiais identificaram diversas irregularidades, entre elas motocicletas sem escapamento, com licenciamento vencido e sem equipamentos obrigatórios. A ausência de itens como espelhos retrovisores, por exemplo, compromete a segurança viária e aumenta o risco de acidentes.
Em Aracaju, a fiscalização ocorreu nos bairros Jabotiana, Médici, Castelo Branco, Inácio Barbosa e na Zona de Expansão. Já em São Cristóvão, as equipes atuaram no bairro Eduardo Gomes.
De acordo com a Polícia Militar, o movimento do “grau” tem se espalhado em várias cidades e costuma reunir jovens que desrespeitam as normas de trânsito e a legislação ambiental, principalmente no que diz respeito ao excesso de barulho e à perturbação do sossego.


