Líder de facção baiana morre em Santa Luzia do Itanhy durante operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

Um líder de facção criminosa, identificado como Asclepiades Santos Souza, conhecido como “Pio” e com atuação no sul da Bahia, morreu em confronto com a polícia na madrugada desta quinta-feira (30), durante uma operação para desarticular uma organização envolvida com tráfico de drogas, tráfico de armas, homicídios e lavagem de dinheiro. A ação ocorreu em uma chácara no município de Santa Luzia do Itanhy, em Sergipe.

Ao todo, estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e 20 mandados de prisão, expedidos pelo Juízo da Comarca de Ubaitaba (BA), nos municípios de Ubaitaba, Maraú, Itacaré, Salvador, Itapetinga e Itabuna (BA), e em Santa Luzia do Itanhy (SE).

Entre os alvos prioritários estão funcionários públicos, políticos e lideranças criminosas apontadas como mandantes dos crimes investigados.

Durante as investigações, foi identificado que a organização movimentou mais de R$ 20 milhões por meio de transações financeiras incompatíveis com a renda declarada dos envolvidos. Diante desses indícios, a Justiça determinou o sequestro de bens provenientes da atividade criminosa, com o objetivo de descapitalizar o grupo e garantir a efetividade da persecução penal.

Pio já tinha diversas passagens pela polícia e havia sido preso pela última vez em junho de 2022, quando foi interceptado por equipes da CIPE após informações repassadas pelo Setor de Operações de Inteligência (SOInt) da 61ª CIPM (lembrar). Na ocasião, ele viajava do Rio de Janeiro para Ubaitaba na Bahia, a fim de participar do velório de um comparsa, e apresentou documentos falsos no momento da abordagem.


 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem