FAB aponta que avião que caiu em Capela e matou piloto colidiu com cabo elétrico antes do acidente

 

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), disse que a aeronave que vitimou o piloto Alexandre de Franco Farias, em Capela Sergipe bateu em um cabo da rede elétrica antes de cair. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (13).

Segundo o Cenipa, o relatório ainda é preliminar e não foi concluído. Porém, já é possível afirmar que a aeronave decolou da área de pouso para uso aeroagrícola e, durante um tiro de aplicação, a aeronave colidiu contra o cabo e caiu no solo. As investigações seguem em andamento e o relatório classifica o acidente como operação a baixa altitude.

A aeronave era do modelo EM-2010 e pertencia à empresa R Pilau Serviços, que informou que o avião estava com a documentação regular.

O Instituto Médico Legal informou que o piloto morreu por diferentes lesões e traumatismos em virtude do impacto. Também foi coletado material genético para realização de exame toxicológico.

Quem era o piloto

Alexandre de Franco Farias tinha 52 anos e fazia parte do quadro de funcionários da R Pilau Serviços havia cerca de um ano, mas ele já havia outras experiências no setor de pulverização agrícola.

Familiares do piloto estiveram no IML em Sergipe para fazer o reconhecimento do corpo, que foi levado para a cidade de Presidente Prudente (SP), onde Alexandre nasceu e foi sepultado. Ele deixou esposa e uma filha.

Durante a carreira, o piloto também foi vítima de outro acidente aéreo, em 2016, quando a aeronave que ele pilotava apresentou problemas e acabou ‘capotando’ ao pousar, no aeroporto de Santo Antônio de Leverger, a 35 km de Cuiabá, no Mato Grosso.

Relembre o acidente

O acidente ocorreu no fim da manhã do dia 4 de julho deste ano, em uma área de canavial nas proximidades do município de Capela. A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública de Sergipe. O piloto morreu no local e foi a única vítima do acidente.

O Instituto Médico Legal foi acionado para buscar o corpo. Equipes do Grupamento Tático Aéreo (GTA), do Corpo de Bombeiros e Samu também atuaram na ocorrência.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem