Juíza que ofereceu café e casaco a preso em audiência de custódia é homenageada pela OAB-RR por 'atuação ética e humanizada'


Ordem dos Advogados do Brasil em Roraima homenageou a juíza que ofereceu café e casaco a preso ‘com frio’ em audiência de custódia.

O que aconteceu

Lana Leitão Martins recebeu uma menção elogiosa. Pedido foi formalizado pelo presidente da OAB Roraima, Ednaldo Gomes Vidal, na sexta-feira (12). Audiência de custódia foi realizada no dia 10 de janeiro deste ano. O vídeo, com o detento Luan Gomes, circulou nas redes sociais e foi pauta de diversos jornais do país.

OAB diz que magistrada teve atuação ética e humanizada. Na ocasião, a juíza aplicou “efetivamente o ordenamento jurídico, observando as regras de segurança sanitária e garantia de direitos da pessoa presa, com excelência,… 

Entenda o caso

Algemas removidas, ar condicionado desligado, uma xícara de café e um casaco para aplacar o frio. Assim Luan Gomes, 20 anos, foi recebido pela juíza Lana Leitão Martins, do Tribunal de Justiça de Roraima, para sua audiência de custódia.

"O senhor está com frio, senhor Luan? Desliga o ar-condicionado", afirma a juíza na gravação. Em seguida, ela pede a retirada das algemas. Esse é um protocolo estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça. Os presos só são ouvidos algemados se forem violentos ou em se houver risco de fuga.

"Pega um café para o seu Luan, porque eu não vou fazer audiência com ele tremendo", emenda a magistrada, antes de dar início ao depoimento…

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Sergipe
Portal Sergipe
Portal Sergipe