Chuva de meteoros Úrsidas é vista nos céus de Sergipe


Um fenômeno nos céus de Sergipe chamou a atenção de várias pessoas na noite desta sexta-feira (22). Em vídeos publicados nas redes sociais, sergipanos mostraram assombro com rastros luminosos cortando o Estado. Mas a explicação é muito simples: meteoros. 

A causa provável das luzes são detritos de meteoro Úrsidas, prevista para acontecer entre essa sexta e o sábado (23). De acordo com o Royal Musems Greenwich, há uma expectativa de que em torno de cinco a dez meteoros por hora apareçam nos céus dos locais onde o fenômeno será visível. 

Entenda
Segundo o Serviço Geológico Brasileiro, se chama de meteoro a faixa luminosa que se vê no céu devido a rápida passagem de corpos variados na alta atmosfera terrestre, criando incandescência temporária. Esta incandescência é resultado da fricção de fragmentos destes corpos com a atmosfera.

Quando vários desses detritos entram na atmosfera ao mesmo tempo, acontece a chuva de meteoros. A Úrsidas acontece quando os restos de poeira do Cometa 8P/Tuttle se desprendem e atingem a terra. Ele recebe esse nome por provavelmente ser oriundo da Estrela Beta Ursae Minoris.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Sergipe
Portal Sergipe
Portal Sergipe