Governador Fábio Mitidieri debate a privatização da Deso com Sindisan


Nesta quinta-feira (9), o governador do estado, Fábio Mitidieri, se reuniu com o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Sergipe (Sindisan) para debater as reivindicações da categoria quanto à privatização parcial da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).

Na ocasião, foi criada uma comissão responsável por determinar o quantitativo de profissionais a serem contratados para o processo de transição da empresa. O sindicato teme que, com a privatização, hajam demissões em massa.

Mas, segundo o governo do estado, a demissão em massa não é do interesse da gestão e o objetivo da reunião de hoje foi iniciar as tratativas que giram em torno da privatização. "Nosso objetivo final e comum é oferecer um serviço de qualidade aos sergipanos, sempre alinhado com as condições do Estado", frisou o governador.

Já o presidente do Sindisan, Sílvio Sá, disse que esse é apenas o início das negociações. "Trouxemos nossas defesas e propostas, e o governador se mostrou ciente da situação. Esta é a primeira reunião de muitas e esperamos chegar a um denominador comum, com resultados favoráveis para a população, para o Estado e para os trabalhadores", avaliou.

Entenda:

O governo solicitou ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) um diagnóstico da situação do sistema da Deso e foi indicada a aderência a um modelo de concessão parcial, em que a captação e o tratamento da água continuariam sendo responsabilidade do Estado. Já a distribuição ficaria a cargo da iniciativa privada.

No entanto, essa decisão de concessão parcial ainda deve ser votada na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para que seja implantada. A votação, por sua vez, ainda não possui data prevista.










Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Sergipe
Portal Sergipe
Portal Sergipe