O Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu cinco novos espaços: o anexo de apoio, o abrigo de resíduos, a guarita na portaria, o cercamento do entorno e a área de convivência, local onde foi realizada a cerimônia de inauguração na tarde dessa quinta-feira.

O investimento aplicado às obras, iniciadas em agosto de 2021 e finalizadas em março de 2023, foi de aproximadamente R$ 1,9 milhão, custeados pelo Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf). Presente à cerimônia, o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, afirmou que as obras são uma forma de avançar a capacidade de assistência, ensino e pesquisa do HUL-UFS, fortalecendo, assim, o Sistema Único de Saúde (SUS) estadual e a educação pública em saúde.

“Sou porta-voz de uma perspectiva muito esperançosa de podermos estabelecer uma nova fase tanto na saúde como na educação pública brasileira. O SUS e a universidade pública cumprem um papel fundamental. Não há um projeto de futuro se não houver investimento na área da saúde e da educação”, ressaltou o gestor.

Solenidade

O evento foi aberto pelo superintendente do HUL-UFS, professor Manoel Cerqueira Neto, que destacou a importância do hospital para a formação dos profissionais de saúde e para a assistência à população. “Essas obras estruturais se juntam a outras iniciativas de altíssima relevância que colocam o nosso hospital em quarto lugar em produção SUS em Sergipe”, observou.

Os novos espaços, destacou o superintendente, beneficiam a circulação de pessoas no hospital, com a área de convivência já estando sendo utilizada como local de práticas integrativas para pacientes internados, adultos e crianças. “Isso é devolver ao paciente a capacidade de viver e sonhar, de ver o mundo além do ambiente restrito e controlado do atendimento interno”, complementou.

Já o reitor da Universidade Federal de Sergipe, professor Valter Joviniano, reafirmou a importância do HUL-UFS na consolidação da rede de saúde do estado. “O hospital traz para o interior a alta complexidade que até então só era oferecida na capital. Do ponto de vista da formação, abre grandes possibilidades para termos profissionais de excelência”. Ele reforçou que, além da oferta de graduação em saúde no interior sergipano, o hospital também forma especialistas em diferentes áreas médicas e multiprofissionais.

Na mesa do evento de inauguração estavam também o secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, representando o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri; o secretário de Representação do Estado de Sergipe em Brasília, Sérgio Reis; o secretário de saúde de Lagarto, Marlysson Magalhães, representando a prefeita Hilda Ribeiro; a ex-deputada estadual Goretti Reis; e o prefeito de Simão Dias, Cristiano Viana, dentre outras autoridades.

Os novos espaços

Área de convivência: localizada na área externa do hospital, possui bancos de praça, espaço para duas lanchonetes, parque para crianças, fonte e uma área verde. Neste local já estão sendo realizadas ações terapêuticas para os pacientes, permitindo o contato com a natureza e a participação de familiares. Além disso, o espaço também é utilizado para descanso dos trabalhadores, estudantes e acompanhantes.

trabalhadores, estudantes e acompanhantes.

Anexo de apoio: localizado na parte de trás do hospital, é local para descanso e apoio para refeição e cuidados pessoais em apoio aos colaboradores da unidade hospitalar, com estrutura de banheiro, vestiário e copa (com micro-ondas, frigobar, armário e pia).

Abrigo de resíduos: situado na área lateral do hospital, com cinco boxes para acomodar resíduos comuns, infectantes, perfurocortantes, biológicos e químicos, cada um medindo 39,6 m³.

Guarita: instalada na portaria com acessos para entrada e saída de veículos e de pedestres. No local, há uma sala de monitoramento eletrônico com vigilância 24 horas.

Cercamento: demarcação do espaço de 38 mil metros quadrados de propriedade do hospital.