Poço Redondo pode perder 30% do território para Canindé de São Francisco


Está em discussão, mais uma vez, a polêmica sobre os limites territoriais entre os municípios de Canindé de São Francisco e Poço Redondo, no Alto Sertão de Sergipe. A questão é antiga, está na Justiça e Poço Redondo pode chegar a perder 30% do território para Canindé.

A prefeitura de Canindé reivindica 30% do território de Poço Redondo, sob a justificativa de que a área pertence ao município. O território em questão é justamente onde fica a Grota do Angico, conhecida nacionalmente e importante ponto turístico de Poço Redondo, até agora. Foi lá que Lampião e os integrantes de seu bando foram mortos.

O assunto voltou a tona novamente, visto que há uma decisão recente favorável a Canindé. A prefeita de Poço Redondo, Aline Vasconcelos publicou um vídeo falando sobre a questão e informou que o município vai continuar lutando pelo seu território. 

"Eu e meus advogados vamos lutar incansavelmente para que Poço Redondo se mantenha com o seu território, que faz parte de sua história, sua identidade, seu povo. Vamos buscar todos os meios jurídicos para reverter essa situação", enfatizou a prefeita. 

Na Alese, o deputado Georgeo Passos falou sobre o caso e propôs a realização de uma audiência pública para tratar o assunto. Ele destacou que Poço Redondo será prejudicado em várias áreas, caso perca o território.

“Caso não sejam tomadas as medidas legais que o caso requer, o município de Poço Redondo pode perder habitantes, eleitores e também o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), pois quando reduz a população, há redução nos recursos que são repassados. Fica aqui uma sugestão para que seja realizada pelo menos uma audiência pública, ouvindo os prefeitos de Canindé e de Poço Redondo, assim como os vereadores sobre essa perda de território, pois a Assembleia não pode se omitir; precisa se inteirar para não deixar com que uma decisão como essa em que toda a parte histórica de Poço Redondo venha a pertencer ao município de Canindé do São Francisco”, enfatizou o deputado. 

A disputa pelo território é antiga e começou em 1999, quando Canindé entrou com a primeira ação judicial, reivindicando uma parte do território que seria deles, mas que encontrava-se nos limites de Poço Redondo.

Em 2011, novamente o município de Canindé entrou com mais uma ação, desta vez contra o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), alegando que o órgão errou o censo demográfico entre os anos de 2007 a 2010. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Sergipe
Portal Sergipe
Portal Sergipe