Lula decide voltar a cobrar imposto federal sobre combustíveis


O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), disse nesta terça-feira  (27), que não deseja que governo do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) prorrogue a isenção da cobrança do PIS/Cofins sobre os combustíveis. Os impostos estão suspensos só até 31 de dezembro de 2022. Haddad disse isso por telefone ao ministro da Economia, Paulo Guedes. 

A decisão de Haddad atende a um pedido do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O futuro ministro se reuniu com Lula nesta tarde para apresentar os cenários propostos pela atual gestão. Guedes e Haddad haviam se encontrado para discutir sobre possíveis soluções.

Como o governo Lula já vai começar o ano com um deficit de R$ 231,5 bilhões, Lula foi aconselhado a aumentar da forma que fosse possível a arrecadação de impostos. A volta da cobrança das taxas federais sobre combustíveis é uma medida que vai nessa direção.

 Com a retomada da cobrança desses impostos federais, os preços da gasolina, do diesel e do gás de cozinha podem voltar a subir a partir da posse de Lula, em 1º de janeiro. Na prática, o petista sobe a rampa do Planalto já cobrando mais impostos do que seu antecessor.

 A medida pode aumentar a arrecadação do governo eleito em R$ 50 bilhões por ano.O dinheiro deve ajudar a reduzir a dívida pública em 2023....

Ocorre que o imposto (sobretudo sobre o óleo diesel) incide sobre toda a cadeia de produção do país, o aumento no valor final do combustível pode elevar a inflação e reduzir a chance de o Banco Central cortar a taxa básica de juros. No final, com um ritmo de crescimento econômico mais fraco (por causa dos juros altos), a arrecadação geral do governo pode também cair..


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Sergipe
Portal Sergipe
Portal Sergipe