Valmir de Francisquinho e Talysson Costa são condenados no TSE e estão INELEGÍVEIS


Por 4 votos a 3, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou os recursos do ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL) e do filho dele, deputado estadual Talysson Barbosa Costa (PL), mantendo os dois inelegíveis por oito anos. Com esta decisão, tanto o pai quanto o  filho estão impedidos de disputar as próximas eleições. Ambos foram condenados pelo TRE de Sergipe sob a acusação de abuso do poder econômico nas eleições de 2018.

Votaram para manter a cassação imposta pelo TRE os ministros Sérgio Silveira Banhos (relator), Kassio Nunes Marques, Mauro Luiz Campbell Marques e Edson Fachin. Foram favoráveis à absolvição de Valmir e de Talysson os ministros Carlos Bastide Horbach, que divergiu do relator, Alexandre de Morais e Benedito Gonçalves. O desempate do julgamento coube ao presidente do TSE, Edson Fachin.


A decisão do TSE chega no momento em que Valmir de Francisquinho é pré-candidato a governador, porém com a manutenção da inelegibilidade pela maioria do Plenário do TSE ele está fora da disputa eleitoral deste ano. Ao fim do julgamento, o ministro Edson Fachin determinou que a decisão seja comunicada imediatamente ao TRE de Sergipe para cumprimento imediato das sanções e a realização da totalização dos votos da eleição de 2018 para que Talysson de Valmir seja substituído na Assembleia pelo suplente, que deverá ser Robson Viana.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Sergipe
Portal Sergipe
Portal Sergipe