Mané lidera Senegal e busca, enfim, ser visto acima de Salah


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Ao lado do técnico Jürgen Klopp, eles são a cara do Liverpool mais vitorioso dos últimos 30 anos. Mohamed Salah e Sadio Mané formam uma dupla de ataque que deu ao clube um título da Premier League e uma taça da Champions.

Mas esse protagonismo na equipe inglesa, ao menos para os olhos do mundo, não é exatamente dividido. O egípcio de 29 anos concorre aos principais prêmios individuais e é mais celebrado que seu companheiro senegalês.

Neste domingo (6), na final da Copa Africana de Nações, Mané tentará guiar sua seleção a um título inédito na competição. O que o colocaria, enfim, acima de Salah.

Apesar do domínio do Egito na história do torneio (sete troféus), seu grande nome da atualidade nunca foi campeão africano e, assim como Mané, busca seu primeiro título.

"É um grande acontecimento os dois se classificarem para a final. Não será fácil, porque um estará realmente feliz depois e o outro, menos. Mas é uma chance de conquistar algo muito grande", disse Klopp sobre ter seus dois principais atletas na decisão africana.

Semanas antes do torneio, Mohamed Salah esteve próximo de vencer o prêmio de melhor jogador do mundo pela Fifa, entregue a Robert Lewandowski no último mês de janeiro. Lionel Messi, o atleta mais premiado do futebol masculino (seis vezes eleito), ficou em segundo lugar, com o egípcio em terceiro.

Na lista de premiados como melhor jogador africano, Salah tem duas distinções (2017 e 2018), e Mané, uma (2019).

Vitória na decisão da Copa Africana, aliada à ótima temporada pelo Liverpool, daria à estrela do Egito mais argumentos para concorrer na próxima edição do The Best.

Em 20 partidas na Premier League, Mohamed Salah já contabiliza 16 gols e 11 assistências. Na Champions, anotou sete vezes em seis jogos.

Pela competição europeia, tem números melhores do que quando foi campeão na temporada 2018/2019, campanha na qual registrou 5 bolas na rede. Uma delas, porém, a mais importante de sua carreira até aqui, na final diante do Tottenham.

Salah marcou o primeiro (Origi fez o segundo) da vitória por 2 a 0 sobre os rivais de Londres, triunfo que rendeu ao Liverpool o título. E um feito que colocou o atacante africano para sempre na história do Liverpool e da Champions.

Mané também compartilhou com Salah a conquista da Europa, mas sempre à sombra do companheiro. No título da Champions, marcou quatro gols e deu três assistências.

Na temporada seguinte, 2019/20, o Liverpool encerrou um jejum de três décadas sem vencer o Inglês. Mané teve participação de destaque, com 18 gols e 9 assistências. Salah, contudo, anotou 19 vezes e deu 11 passes para gol.

A Copa Africana de Nações, na qual o senegalês faz melhor torneio individualmente que seu colega de clube, será a oportunidade para Mané atingir o topo e assumir o protagonismo à frente do egípcio.

Líder de Senegal, que nunca foi campeão, tem 3 gols e duas assistências na competição. Salah, de rendimento mais discreto, marcou duas vezes e deu um passe para gol.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Sergipe
Portal Sergipe
Portal Sergipe