Lula tem 40%, e Bolsonaro, 30% no primeiro turno, afirma PoderData

Foto | © Getty

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Pesquisa divulgada pelo site Poder360 na noite desta quarta-feira (22) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança da corrida eleitoral para a Presidência no ano que vem. O petista aparece com 40% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 30%.

O ex-juiz Sergio Moro (Podemos) aparece na sequência, com 7%. Como a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, Moro está tecnicamente empatado com o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 4% cada.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, divisão de estudos do site de notícias, em parceira editorial com o Grupo Bandeirantes, entre os dias 19 e 21 de dezembro, por meio de ligações para telefones celular e fixos. Foram 3.000 entrevistas em 494 municípios nas 27 unidades da federação.

O cenário de primeiro turno testado pelo PoderData tem ainda André Janones (Avante) com 2%, Alessandro Vieira (Cidadania) e Simone Tebet (MDB) com 1% cada, além de Luiz Felipe d'Avila (Novo) e Rodrigo Pacheco (PSD), ambos com 0%.

Brancos e nulos somaram 5%, e 6% dos entrevistados não souberam responder. O PoderData afirma que, por conta de arredondamentos, a soma de alguns resultados pode não ser exatamente 100%.

Conforme o levantamento, Lula também vence todos os candidatos em um eventual segundo turno. Em todos os cenários testados, o petista tem vantagem de pelo menos 20 pontos percentuais.

Contra Bolsonaro, o ex-presidente vence por 54% a 34%. Diante de Moro, tem 50% a 30%. Em disputa com Ciro, Lula aparece com 50% ante 19% do adversário. E, por fim, frente a Doria, aparece com 51% a 19% das intenções de voto.

Na pesquisa anterior, divulgada em 24 de novembro, foram testados dois cenários de primeiro turno -um com Doria e outro com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que disputavam as prévias do PSDB. O resultado só saiu dias depois, com o paulista sendo declarado o vencedor.

No cenário com Doria, Lula aparecia com 34% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro (29%), Moro (8%), Ciro (7%) e Doria (5%).

Além das prévias tucanas, o cenário naquela ocasião também era diferente porque foram testados os nomes do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM), que não deve disputar, e Cabo Daciolo (PMN/Brasil 35), que desistiu da pré-candidatura. Naquela ocasião, eles apareceram com 3% e 2%, respectivamente.

Alessandro Vieira também aparecia com 2%, e Pacheco e D'Ávila, com 0%. Brancos e nulos eram 6%, e não sabiam, 3%.

Simone Tebet, que lançou sua pré-candidatura no início de dezembro, e o deputado federal André Janones também não apareciam no levantamento anterior.

Já no cenário com Leite, Lula aparecia com 36% das intenções de voto.

O PoderData é um instituto de pesquisa ligado ao site de jornalismo político Poder360. Foi fundado em 2017 e destaca-se principalmente pela forma como faz seus levantamentos sobre intenções de voto em eleições.

O instituto faz pesquisas por telefone de forma automatizada, usando o método IVR (Interactive Voice Response). Um robô liga para o telefone do eleitor, que escuta perguntas gravadas e as responde discando em seu telefone a opção desejada.

Esse método é popular nos EUA, mas ainda é pouco usado no Brasil. Em 2018, o PoderData foi o primeiro instituto de pesquisas a registrar um levantamento eleitoral realizado por telefone no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Sergipe
Portal Sergipe
Portal Sergipe